• Cerrado Kids

Brinquedos Educativos e Pedagógicos – Qual a Diferença?


Brinquedos educativos e pedagógicos

Os brinquedos educativos são brinquedos que estimulam o desenvolvimento da criança durante o brincar, mas de forma livre, sem o direcionamento de um adulto. Com os brinquedos educativos as crianças naturalmente exploram as possibilidades e acabam aprendendo novas habilidades. Um exemplo de brinquedo educativo seria o brinquedo de encaixe aonde a criança tem que encaixar formas específicas. Uma maneira que a criança encontra de explorar os brinquedos de encaixe é a “tentativa e erro”. Naturalmente, sem que seja direcionada, ela aprende que as formas são diferentes, e quanto mais natural for este aprendizado, melhor para a criança. Neste caso, a presença do adulto é necessária apenas para supervisão. Lembrando que jamais devemos deixar as crianças sem supervisão, principalmente os menores.

Já os brinquedos pedagógicos são utilizados dentro de um contexto de conteúdo e aprendizado. Normalmente são usados em escolas, por professores, para reforçar um conteúdo trabalhado em aula. Para manipular os brinquedos pedagógicos, a criança precisa de um direcionamento, para entender seu funcionamento e sua aplicação. Por exemplo, uma professora que está ensinando o alfabeto para as crianças, pode utilizar brinquedos pedagógicos com esta temática para que o aprendizado fique mais prático e divertido. Os dominós e jogos de memórias com temas relacionados ao conteúdo são uma forma de fixar o conhecimento adquirido e interagir de forma prática com o assunto.

Tanto os brinquedos educativos quanto os brinquedos pedagógicos podem, e devem, ser utilizados em casa e na escola. A melhor forma de escolher entre brinquedos educativos e pedagógicos é observar a criança e ver qual o tema ela está interessada no momento. Por exemplo, se seu filho está interessado em letras, mesmo que esteja recebendo o apoio e incentivo sobre este assunto na escola, é interessante você ter brinquedos que também estimulem este aprendizado em casa. Você pode entrar em contato com a professora do seu filho e perguntar como anda o interesse dele pelos materiais apresentados na escola e ajudar neste direcionamento em casa.

Muitas vezes não é necessário comprar um brinquedo para cada assunto de interesse do seu filho. É claro que os brinquedos comprados são o resultado do trabalho de pedagogos e profissionais experientes e tem um trabalho sério envolvido, mas, pesquisando na internet vocês podem ter ótimas ideias e criar algo juntos. Assim, a relação de vocês é aproximada e seu filho terá muito orgulho em brincar com um brinquedo produzido por ele mesmo.


Fonte: https://brinquedice.com/brinquedos-educativos-e-pedagogicos-qual-diferenca/

#cerradokids #brinquedospedagógicos #brinquedoseducativos