top of page
  • Foto do escritorCerrado Kids

Brincar ao ar livre x tecnologia


Estar em contato com a natureza ajuda crianças a crescerem mais saudáveis e felizes


É comum vermos que crianças estão cada vez mais confinadas em suas casas. Superconectadas com a tecnologia, elas têm sua infância construída no que os aparelhos eletrônicos podem oferecer.


Essa nova realidade tem feito os pequenos estarem mais dependentes dos dispositivos tecnológicos, sobretudo, dos celulares. Casos de vício infantil nestes aparelhos já são relatados, com episódios que nos fazem pensar em como a criação das crianças está sendo realizada.


A Sociedade Brasileira de Pediatria, em seu documento "Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes", comenta que a intoxicação digital tem atingido crianças e adolescentes. Essa superexposição ao mundo online causa um grande contato com conteúdos publicitários, inadequados ou violentos.


A tentativa dos pais em proteger os pequenos de coisas nocivas que o mundo exterior tem, portanto, torna-se inválida diante do que é apresentado. Além disso, as crianças tendem a não criarem independência e inteligência emocional, a saúde é prejudicada e o senso de cuidado com a natureza é diminuído.


Mas como fazer com que os pequenos consigam estar em contato com ambientes externos e quais as vantagens disso? Veja abaixo cinco dicas para levar seu filho a ter maior proximidade com a natureza e seus benefícios.


1 – Crie uma rotina que envolva a natureza

Espaços urbanos com suas construções têm diminuído áreas verdes, entretanto parques e locais arborizados ainda existem. Criar uma agenda que inclua esses passeios com as crianças é o ideal. Esse contato com o natural estimula sentidos, criatividade e aprendizado explorativo e desbravador.


2 – Promova um detox digital nos pequenos e passatempos naturais

Diminuir o uso de aparelhos eletrônicos por parte das crianças criará uma necessidade de “algo para se fazer”. Aproveite esse momento para incentivar novas e criativas brincadeiras ao ar livre, como utilizar materiais orgânicos para construir brinquedos. O uso mais controlado da tecnologia, prezando pelo contato com a natureza, aumentará a concentração das crianças e estimulará concentração e atividade física.


3 – Incentive a escola do seu filho a utilizar áreas verdes

Conversar com coordenadores e professores sobre a importância de estar ao ar livre é essencial para um aprendizado completo. Os pequenos descobrirão coisas novas, notarão que são inventivos e capazes e terão maior senso de cuidado com o meio ambiente.


4 – Sempre que possível, preze por passeios com os pequenos sem automóvel

Por causa da comodidade, é comum que o carro sempre seja a primeira escolha na hora de um passeio. E se o veículo fosse substituído por caminhadas ou pedaladas? Plantar nas crianças essa visão de uma vida mais natural colabora para uma infância mais saudável, feliz e focada nas responsabilidades de se assumir decisões e ter autonomia.


5 – Procure por atividades que sejam voltadas para crianças na natureza

Brincar com seu filho em ambientes naturais é uma delícia, mas imagine ter mais crianças para fazer isso. Esse senso de comunidade e interação social também será alcançado nas brincadeiras ao ar livre. Busque por ações que promovam esse tipo de encontro para aproveitar ao máximo esse momento com os pequenos!


Todas as ocasiões em que ambientes externos possam ser explorados devem ser aproveitadas. Esse tempo na natureza junto de seu filho ajudará a ter uma infância saudável, e criará uma relação de mais cumplicidade entre vocês.


A Cerrado Kids promove festas memoráveis para pais e crianças com brincadeiras saudáveis, recheadas de aventura, diversão e contato com o ar livre. Venha conhecer!

#CerradoKids 📍 SCEN Trecho 1 Lotes 22 e 24 (anexo ao Clube Motonáutica) 💻 www.cerradokids.com.br


Fonte: https://teti.art.br/blog/brincar-ao-ar-livre-x-tecnologia-a-importancia-de-brincadeiras-ao-ar-livre-2-UJE0938/


0 comentário

Comments


bottom of page